Enoturismo: conheça modalidade que mostra processo de produção do vinho e tem se destacado no Sul de Minas

 

Foto:Reprodução

Chamado também de turismo de vinho, 85% das vinícolas nacionais tem apostado na tendência. E no Sul de Minas, a tendência tem ganhado vários adeptos. Foi-se o tempo em que as vinícolas eram visitadas apenas por consumidores interessados em comprar vinhos. Isto porque, conforme uma pesquisa do Sebrae, 85% das vinícolas nacionais têm investido também no enoturismo. E é claro que o Sul de Minas também tem aderido à modalidade e se destacado no cenário nacional.

O enoturismo nada mais é do que possibilitar ao turista conhecer de perto todo o processo de produção da bebida, desde o cultivo da uva até a elaboração e engarrafamento de vinhos.A modalidade é bastante popular no sul do Brasil e em países europeus, mas o Sul de Minas tem se destacado também.

 De olho no aumento do número de adeptos ao segmento e a fim de aumentar o faturamento, visto que o segmento contribui para o crescimento, divulgação e fixação das marcas, diversos empreendedores do setor de vinicultura da região estão disponibilizando a prática da atividade em suas propriedades.

Saiba mais sobre a modalidade turística no Sul de Minas:No Sul de Minas, o enoturismo tem se consolidado como uma opção atrativa para os turistas que buscam experiências enogastronômicas únicas, aliadas às paisagens deslumbrantes e uma cultura local rica e acolhedora.Os roteiros disponíveis nas vinícolas da região incluem, por exemplo, a realização de passeios pelas vinhas, degustação da bebida e participação em cursos relacionados ao mundo dos vinhos.

 Entre os destinos mais procurados, destacam-se Três CoraçõesSão Gonçalo do sapucaíCordislândia e Andradas. O valor dos pacotes pode variar entre R$ 70 e R$ 1,5 mil. Os preços variam de acordo com a escolha do pacote feita pelo visitante.

São elas:

🍷 Casa Geraldo

🍷 Marcon

🍷 Stella Valentino

🍷 Vinícola Bertolo

🍷 Adega Basso

🍷 Murtele

Nestas propriedades são contadas as histórias das famílias fundadoras das vinícolas, sendo a grande maioria imigrantes italianos. O turista pode conhecer de perto a produção da bebida e as técnicas utilizadas, que vão desde artesanais e tradicionais até as mais modernas.

Enoturismo em São Gonçalo do Sapucaí

Em São Gonçalo do Sapucaí está localizada a Vinícola Bárbara Eliodora. O nome é uma homenagem à Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira, conhecida inconfidente e poetisa mineira.

O roteiro enoturístico da propriedade é divido em 4 etapas:

1.º etapa: Os visitantes são convidados a caminhar pelos vinhedos da vinícola e conhecer mais sobre a história da fazenda. Nesta etapa eles podem aprender sobre as variedades de uvas cultivadas, as técnicas utilizadas na plantação e colheita, além de descobrir mais sobre a história da família.

2.º etapa: A segunda etapa é constituída pela produção, onde os visitantes conhecem a área de produção e expedição da vinícola. Durante o percurso aprendem sobre as etapas de produção dos vinhos finos, desde o recebimento das uvas até o processo de envasamento e rotulagem, bem como os diferentes maquinários utilizados.

3.º etapa: Nesta etapa os visitantes adentram em caves, onde são armazenados os vinhos.

4.º etapa: Na última etapa acontece a degustação. Os enólogos conduzem a degustação, apresentando informações sobre cada vinho e sua harmonização ideal.

Na cidade de Três Corações, terra do 'Rei Pelé', os visitantes podem conhecer a vinícola Primeira Estrada. Fundada em 2001 pelo criador da técnica da dupla poda, Murillo de Albuquerque Regina e seus sócios, o local também oferece ao público atividades relacionadas ao segmento enoturístico.

Enoturismo em Cordislândia

Já em Cordislândia, a Vinícola Luiz Porto uniu a tradicional arte de fazer vinho à tecnologia. A estrutura é composta por tanques em aço inox, barricas de carvalho francês e americano, além de todo maquinário importado da Itália.Os turistas podem conhecer o processo de fabricação e armazenamento da bebida, passear a cavalo pelos vinhedos e degustar diversos tipos de vinhos produzidos na loja.

 

Fonte: G1

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