HOME

Destaques da NASA: Terra e Lua, aurora e + nas fotos astronômicas da semana

 

Foto: Reprodução

Todo sábado, o Canaltech reúne as fotos astronômicas que a NASA escolheu destacar ao longo da semana. Aqui, você vê belas imagens de auroras, do cometa e mais!

Chegou o momento de conferir as fotos destacadas pela NASA em seu site Astronomy Picture of the Day nesta semana. Há uma foto de uma aurora boreal na Islândia fotografada de forma única, o brilho da Via Láctea registrado junto de um observatório no Chile e muito mais.

Sábado (25/11) — Aurora

Uma aurora esverdeada brilhou na região da montanha Kirkjufell, na Islândia. O fotógrafo decidiu registrá-la de um jeito diferente: com uma câmera digital, ele criou um mosaico que mostra o fenômeno em 360º, chegando ao resultado abaixo.

PUBLICIDADE

 A montanha Kirkujufell aparece na parte superior da foto, junto das estrelas da constelação Ursa Maior. No canto inferior direito, está o aglomerado estelar das Plêiades junto de Júpiter.

Domingo (26/11) — Jato no cometa 67P

Em 2016, o cometa 67P/Chruyumov-Gerasimenko liberou um longo jato de poeira pelo espaço. A sonda Rosetta não só tirou fotos do fenômeno, como também voou através das partículas expelidas.

A foto mostra a pluma brilhante de partículas liberadas em uma pequena parte da superfície do cometa. Ao analisar os dados da Rosetta, cientistas descobriram que o material era formado por poeira e gelo.

Segunda-feira (27/11) — Nebulosa LBN 86

Esta é a nebulosa LBN 86, do tipo escura. Ela é uma grande nuvem de gás e poeira que aparece em tons de marrom por causa das partículas em sua estrutura, que bloqueiam e dispersam a luz visível vinda do fundo.

Nebulosas escuras como a LBN 86 também são chamadas de nuvens moleculares, porque são formadas por grandes quantidades de hidrogênio molecular e outros compostos.

 Saiba mais sobre a foto da nebulosa escura

Terça-feira (28/11) — Lua Ganimedes

A foto abaixo foi tirada pela sonda Juno e mostra Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar. Em sua superfície congelada, há crateras jovens misturadas a estruturas mais antigas, que parecem ter vindo do movimento de placas de gelo.

Os cientistas acreditam que, sob a crosta de Ganimedes, há um vasto oceano. Assim como nossa Lua, este satélite natural mantém sempre a mesma face voltada para Júpiter.

Um fenômeno curioso aconteceu em Kansas, nos Estados Unidos, em 2019. Veja só: a foto abaixo mostra um tornado que parece ter outro menor em seu interior.

 

Fonte: UOL

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
HOME
HOME