![]() |
Foto: Reprodução |
Programação conta com mesas-redondas, conferências e relatos de pesquisas do Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Famílias e Comunidades.
O Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: Casais, Famílias e Comunidades (Lesplexos), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza o Seminário “Violências em diferentes contextos: Conhecer para proteger”, nos dias 8 e 9 de março, no Auditório do Bloco H. Para participar, é necessário se inscrever por meio deste link.
O seminário é voltado para estudantes de graduação e profissionais de psicologia, educação, serviço social e demais áreas que possuem a violência como campo de estudo e intervenção. O evento abordará as diversas formas de agressão, especialmente contra mulheres, crianças e adolescentes, assim como contra minorias sexuais e de gênero.
A programação conta com mesas-redondas, conferências e relatos de pesquisas do Laboratório. O momento terá também a presença de um professor internacional e dois professores de instituições parceiras do laboratório (Universidade Federal de Sergipe – UFS e Universidade Federal da Bahia – UFBA).
Sobre o Lesplexos
Criado em 1999, o Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos, Casais, Família e Comunidade (Lesplexos), é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Unifor. Tem seu trabalho focado na reflexão teórica e na proposição de tecnologias sociais de intervenção psicossocial voltadas aos contextos de vulnerabilidade social dos chamados sistemas complexos com os quais trabalham: casais, família e comunidade.
Serviço
Seminário “Violência em
diferentes contextos: Conhecer para proteger”
Data: 8 e 9 de março de 2023
Horário: 14 às 19h (08/03) | 8h às 18h (09/03)
Local: Auditório do Bloco H
Confira a programação completa abaixo
PROGRAMAÇÃO
Tarde
14h: Abertura
14h30 às 16h: Conferência “Violências, contextos e interseccionalidade” | Responsável: Juliana Prates Santana – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
16h às 16h15: Intervalo
16h15 às 17h45: Mesa redonda “Enfrentamentos à violência contra a mulher” | Participantes: Lane Lemos – Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência; Rose Marques – Instituto Maria da Penha
17h45 às 18h45: Relatos de pesquisas do Lesplexos – A violência no abuso digital e na vida de pessoas em situação de rua | Responsáveis: Patrícia Oliveira e Rebeca Lima – Universidade de Fortaleza (Unifor)
18h45 às 19h: Apresentação cultural
Manhã
8h às 9h30: Conferência: “Violência Sexual e de Gênero da Infância e suas repercussões no Desenvolvimento Humano” | Responsável: Elder Cerqueira – Universidade Federal de Sergipe (UFS)
9h30 às 9h45: Intervalo
9h45 às 11h: Mesa redonda “Desafios e perspectivas do atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência” | Participantes: Kalina Lima – Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social; Mykaella Nunes – Universidade de Fortaleza (Unifor); Rochelle Fonseca – Tribunal de Justiça do Ceará
11h às 12h: Conferência “Diretrizes ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência” | Responsável: Normanda Morais – Universidade de Fortaleza (Unifor)
Tarde
14h às 15h30: Conferência “O outro lado do arco-íris: estigma, violência e bem-estar biopsicossocial de pessoas LGBTQ+” | Responsável: Jorge Gato – Universidade do Porto
15h30 às 15h45: Intervalo
15h45 às 16h45: Relatos de pesquisas do Lesplexos – Violência por parceiros íntimos e violência contra adolescentes LGBTs | Responsáveis: Aline Silveira e Beatriz Nobre – Universidade de Fortaleza (Unifor)
16h45 às 17h45: Conferência “Diretrizes ao atendimento às pessoas LGBTs vítimas de violência” | Responsável: Aline Lira – Universidade de Fortaleza (Unifor)
17h45 às 18h30: Psicodrama | Responsável: Sara Guerra – Universidade de Fortaleza (Unifor)
Fonte: G1 ceará
Postar um comentário