OAB Ceará promove a I Conferência Estadual para Promoção da Igualdade Racial.

 


Fonte:https://oabce.org.br/2020/11/oab-ceara-promove-a-i-conferencia-estadual-para-promocao-da-igualdade-racial/

A OAB Ceará promoverá a I Conferência Estadual para Promoção da Igualdade Racial, nos dias 12 e 13 de novembro, das 18h às 21h, através da plataforma digital da Escola Superior da Advocacia – ESA/CE (www.esace.org.br). O evento discutirá de forma ampla temas como a equidade racial, o enfrentamento ao racismo e as políticas afirmativas para a igualdade racial. Os 100 primeiros inscritos poderão garantir desconto na anuidade 2021 da Ordem.

De acordo com a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Ceará, Raquel Andrade, a Conferência, certamente, será um marco histórico para a promoção de políticas nesse sentido, não só para a advocacia negra cearense, mas também para a intensificação do diálogo da OAB com movimentos sociais, órgãos públicos e instituições públicas que atuam na agenda da promoção racial. 

“Grandes nomes, de repercussão nacional, participarão do evento e farão com que relevantes debates sobre equidade racial, enfrentamento ao racismo e as políticas afirmativas para a igualdade racial tenham, nesses dois dias, um lugar de protagonismo no que diz respeito à advocacia cearense”, destacou a presidente da comissão.



O evento é mais uma ação afirmativa da gestão 2019 – 2021 da OAB Ceará e contará com a abertura do presidente da Seccional Cearense, Erinaldo Dantas, na quinta-feira (12), às 18h. Em seguida, a Presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Silvia Cerqueira, fará a palestra de abertura.  

A programação terá continuidade com a Primeira Mesa que discutirá “Ações afirmativas, equidade racial e antirracismo no Sistema OAB” e terá como palestrantes: André Costa, Conselheiro Federal da OAB; Haroldo Guimarães, Professor, Mestre em Direito Constitucional e Ator; e Karla Meura, Conselheira Seccional e Presidenta da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS. A moderadora será Beatriz Silveira, Conselheira e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da 8a SubseCção da OAB/RJ.

 


A segunda mesa irá abordar “Democracia, Direito Eleitoral e Igualdade Racial” e terá como palestrantes: Irapuã Santana, Doutor em Direito Processual pela UERJ, ex-Assessor de Ministro no STF e no TSE; Isabel Mota, Advogada Eleitoralista e Coordenadora de Comunicação da Academia Brasileira de Direito Eleitoral – ABRADEP; e Valéria Landim, Mestra em Direito Constitucional e Fundadora e Presidente do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas. A moderadora será Nazaré Uchôa, Presidente da ESA Iguatu/CE.

Na sexta-feira (13), o evento prosseguirá com a partir das 18h, com a abertura dos trabalhos conduzida por Raquel Andrade, Presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB/CE. Com moderação de Cláudia Luna, Conselheira Seccional da OAB/SP e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, a primeira mesa discutirá “Racismo Estrutural e as repercussões para Advocacia Negra”. Os palestrantes serão: Juarez Tadeu de Paula Xavier, Doutor em Ciências da Comunicação, Professor, Jornalista; Luiz Alberto da Silva, Membro da Comissão da Igualdade Racial- OAB/RS, Advogado e Sociólogo; e Manuela Alves, Conselheira Estadual e Presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE e Professora.



O tema da mesa de encerramento será o “Enfrentamento à Violência Gênero – Racial”. Raquel Andrade, Presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB/CE, será a moderadora. Vilma Piedade, Professora, escritora, colunista, palestrante, autora do livro Conceito Sororidade e relatora da Revisão da Conferência de Durban; Zelma Madeira, Coordenadora especial de políticas para promoção da Igualdade Racial do Ceará, Professora e Doutora em Sociologia, serão as palestrantes.

*Serviço:*

*I Conferência Estadual para Promoção da Igualdade Racial da OAB Ceará*

*Período:* 12 e 13 de novembro

*Horário:* 18 horas às 21 horas

*Plataforma:* ESA – virtual (www.esace.org.br)


Postar um comentário

0 Comentários