O problema das ruas alagadas passou a ser algo comum na vida da população do Novo Juazeiro em Juazeiro do Norte, algo comum em algumas cidades. Infelizmente, todo o ano é a mesma coisa, ou pelo menos quando dá uma chuvinha, como a de hoje pela manhã.
As reclamações são as mais diversas possíveis. São problemas relacionados com a elevação d´água e a inundação ruas e às vezes adentrando em residências.
Chuva na semana passada com o mesmo problema, como mostra foto acima.
Poderia ser evitado?
Todos sabem da falta de saneamento em várias partes da cidade de Juazeiro do Norte, sem falar em um problema que parece não ter uma solução rápida, que é o elevado índice de poluição, causado tanto pela ausência de consciência por parte da população quanto por sistemas ineficientes de coleta de lixo ou de distribuição de lixeiras pela cidade. Além de que há problemas causados pela poluição gerada por empresas e outros órgãos. Com isso, ocorre o entupimento dos bueiros que seriam responsáveis por conter parte da água que eleva o nível dos rios. Além disso, o lixo que muitas vezes não são armazenados corretamente e até mesmo jogados em qualquer lugar e sendo espalhado por animais que perambulam pelas ruas, o lixo gerado é levado pelas enxurradas e contribui ainda mais para elevar o volume das águas.
A ocorrência de enchentes nas cidades também pode estar relacionada com problemas nos sistemas de drenagem. Às vezes, não há bueiros ou outras construções que seriam responsáveis pela contenção ou desvio da água que corre para os rios, provocando a cheia deles.
Além disso, somente a construção de bueiros e sistemas de drenagem pode não ser suficiente, isso porque as demais ações antrópicas podem elevar gradualmente a vazão das enxurradas ao longo dos anos, fazendo com que as drenagens existentes não consigam atender toda a demanda.
Mas todas essas medidas são paliativas, ou
seja, são apenas para minimizar ou combater uma situação já existente. A melhor
forma de lidar com esse problema, na verdade, é realizar uma devida prevenção,
através da construção de sistemas eficientes de drenagem, a desocupação de
áreas de risco, criação de reservas florestais nas margens dos rios, diminuição
dos índices de poluição e geração de lixo, além de um planejamento urbano mais consistente.
As inundações, mesmo em pequeno porte além de danos materiais, podem provocar
doenças, como a leptospirose. Portanto, trata-se também de uma questão de saúde
pública.




