Criança sofre fratura e tem perna imobilizada com papelão por falta de material em Caririaçu.





Uma criança internada no Hospital Maternidade Geraldo Lacerda Botelho, no município de Caririaçu, interior do Ceará, precisou ter uma das pernas imobilizada com um papelão por falta de imobilizadores hospitalares. Esse tipo de instrumento é usado nos primeiros socorros de vítimas de acidentes.
A criança sofreu uma fratura exposta no domingo (1º), quando deu entrada no hospital Geraldo Lacerda Botelho, onde recebeu os primeiros atendimentos.
Na terça-feira (3) ela foi encaminhada ao Hospital Infantil Estephânia Rocha Lima, em Juazeiro do Norte, onde foi avaliada pelo ortopedista responsável, sem necessidade de procedimento cirúrgico. Após ter sido atendido, o paciente foi liberado.
Segundo a direção do hospital de Caririaçu, a referência para ortopedia se concentra em Juazeiro do Norte, por isso houve o encaminhamento. “O hospital é um pronto-atendimento, não especializado em urgência e emergência, e por isso tinha poucos imobilizadores”, aponta a direção da unidade.
A direção informou que a unidade conta com aproximadamente dez destes materiais, utilizados para atendimento de adultos e crianças. “Por ser no final de semana, a gente não tinha os imobilizadores usados nas crianças. Quando a equipe vai pegar um acidente, eles acabam indo para os hospitais junto com o paciente e a gente só pega uma semana depois.”

Atendimento improvisado

Ainda segundo a direção, os atendimentos pré-hospitalares, ou seja, que ocorrem antes do paciente chegar ao hospital, deveriam ser realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Contudo, a demora na chegada das ambulâncias nas comunidades “faz com que o serviço seja realizado no hospital [de Caririaçu]”.
A direção pontua, ainda, que esse tipo de imobilização “pode ser feita com papelão ou outro material” e que “nunca houve nenhum outro problema” deste tipo. “Nós somos um hospital de pequeno porte, mas com três ambulâncias 24 horas. Fomos contemplados com uma ambulância do Samu agora e isso vai nos ajudar bastante também”, finaliza.
Fonte: G1