POSTOS DE SAÚDE ACUMULAM FILAS NESTA MANHÃ DE SÁBADO PARA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE. O sábado recebeu funcionamento especial nos postos de saúde para atendimento dos grupos prioritários na prevenção contra a gripe.


O clima é de apreensão nos postos de saúde Paulo Marcelo, no Centro, e Centro de Saúde Escola Meireles, visitados na manhã desta quinta-feira pelo. Com funcionamento diferenciado neste fim de semana, os postos receberam filas que começaram a se formar antes das 8 horas da manhã deste sábado, 5, mais de duas horas antes da abertura prevista pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A apreensão foi causada por conta do tempo de espera nas longas filas e do receio da falta de vacinas que já havia acontecido alguns dias antes. Mesmo com a vacinação prevista para começar às 10 horas, funcionários informaram que até por volta das 9 horas o material ainda não havia chegado. O atendimento, porém, começou no horário previsto.

O aposentado Francisco Valdemir Vieira, de 68 anos, diz que costuma sempre se antecipar no cuidado com as vacinações, mas neste ano está percebendo uma diferença. “Todo ano me vacino no posto Paulo Marcelo, mas esse ano percebi que a situação está mais complicada”, relata. Ele também conta que estava com muitas dúvidas e sentia falta de apoio. “Era pra ter não só uma mas várias pessoas orientando as pessoas na fila”, sugere Francisco.
Apesar de os postos de saúde estar funcionando exclusivamente para a imunização dos grupos prioritários, como crianças e idosos, foram vistas algumas pessoas fora destes perfis tentando atendimento, o que foi negado. Neste domingo, 6, o atendimento especial continua em outros sete postos de saúde de Fortaleza com início às 8 horas.
Fonte: O POVO