'FUNDÃO' VIRIA DE 30% DAS EMENDAS Presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse que o acordo deverá preservar os recursos da Saúde e da Educação.





Presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse que o acordo deverá preservar os recursos da Saúde e da Educação.
Como forma de conseguir um acordo com a Câmara, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), defende agora que o fundo eleitoral seja abastecido com somente 30% dos valores previstos para as chamadas emendas impositivas de bancada, ao contrário do sugerido inicialmente pelo líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que havia proposto "pelo menos" 50% desse montante.
A duas semanas de vencer o prazo para aprovação de regras para a eleição de 2018, continua o impasse sobre o modelo de financiamento entre os 35 partidos na Câmara e no Senado.
As emendas são umas das duas fontes previstas pelo relator da proposta, senador Armando Monteiro (PTB-PE), na criação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. A outra é a extinção dos programas partidários em anos não eleitorais, o que geraria recursos por meio da compensação fiscal garantido às empresas de rádio e televisão.
"Acho que devemos diminuir para 30% o porcentual das emendas e não entrar nada de Saúde ou Educação", afirmou Eunício.
"Devem ficar só as fontes velhas de receita para o fundo. Não aceito nada de fonte que mexa um centavo de Saúde e Educação, que ficarão preservados", explicou Eunício.
O projeto que trata do fundo segue sem acordo na Câmara dos Deputados. O Senado também vai tentar votar o projeto hoje. Uma nova reunião será realizada na manhã de hoje, mas o mais provável é que a sessão do plenário da Câmara seja destinada apenas para concluir a votação do segundo turno da proposta relatada pela deputada Shéridan (PSDB-RR), que acaba com as coligações para as eleições de 2020 e institui uma cláusula de desempenho para os partidos.
Na noite de ontem, a falta de luz impediu parlamentares de realizar uma reunião. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e outros deputados discutiram o tema num ambiente de penumbra e indefinição.
Por volta das 20h, seguranças da residência oficial da presidência da Câmara ouviram um estouro. Logo depois, a rede elétrica começou a apresentar instabilidade. Telas de celulares iluminaram o encontro político.