Foto: Saulo Mota - Dcom/UFCA
Fonte: https://ufca.edu.br
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar, entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2025, o quinto Encontro de Músicos de Banda (EMB) e o oitavo Encontro de Saxofonistas (Esax).
Os eventos são realizados de forma simultânea, com atividades distribuídas nos municípios do Crato e de Juazeiro do Norte. Promovidos a cada dois anos, o EMB e o Esax têm como objetivo reunir músicos de banda e saxofonistas para atualização pedagógica e prática artística, além de também oferecer atividades culturais para a população caririense.
De acordo com Rodrigo Santos, professor do curso de música da UFCA e um dos coordenadores do EMB e do Esax, os encontros são formas de proporcionar o intercâmbio entre músicos, pesquisadores e entusiastas da área, assim como fortalecer o conhecimento científico desse campo. Para a edição de 2025, os eventos envolvem atividades como oficinas (saxofone e trompete), atividades de prática (banda de música e choro), rodas de conversa e concertos musicais.
A programação completa está publicada no portal do evento. Artistas nacionais e internacionais As atividades do quinto EMB e do oitavo Esax ocorrerão no campus Juazeiro do Norte da UFCA, em conjunto com ações nos espaços do Banco do Nordeste Cultural Cariri (CCBNB), da Cantina Zé Ferreira (ambos em Juazeiro do Norte-CE), e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (Crato-CE).
Entre os artistas convidados para essa edição dos encontros, está o grupo de música de câmara de metais mais antigo em atividade no Brasil: o Sexteto Brassil. Além dele, está confirmada a participação do MAAT Saxophone Quartet (grupo de música de câmara português/holandês) e do compositor e regente português Nuno Lobo. Por sua vez, as ações formativas (como palestras e oficinas) terão a participação dos professores Ayrton Benck (Universidade Federal da Paraíba – UFPB), Cibele Palopoli (Universidade Católica de Santos) e Wilson Dias (trombone solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas).
O encerramento dos encontros será marcado por
apresentação musical na Estátua do Padre Cícero, localizada na Colina do Horto, em Juazeiro do
Norte. Inscrições As inscrições para as
atividades são gratuitas e estão disponíveis por meio de formulário eletrônico
até o dia 8 de dezembro de 2025. Os encontros contam com o apoio da Prefeitura
Municipal de Juazeiro do Norte, do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo
e do CCBNB. Serviço
Curso de Música da UFCA Fonte: https://ufca.edu.br
Postar um comentário