Julianna Sampaio - Ascom Seduc - texto
Tatiana Fortes e Thiago Gaspar - Casa Civil - fotos
Referência nacional em
educação em tempo integral, o Ceará foi reconhecido pelo Ministério da Educação
(MEC) no edital de seleção de “Experiências Inspiradoras de Gestão e de
Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”. O estado foi contemplado
com o projeto “Integrando saberes: parcerias intersetoriais para oferta de
componentes curriculares eletivos nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral
do Ceará”.
A iniciativa será disseminada
como referência de política pública e prática educacional plural,
participativa, conectada à realidade dos territórios e comprometida com a
equidade e a qualidade do ensino. O projeto será difundido por meio de livro,
rede de trocas, mostra nacional e mapa de experiências.
Sob a coordenação da
Secretaria Executiva do Ensino Médio e Profissional (Sexec-EMP), por meio da
Coordenadoria da Educação em Tempo Integral (Coeti), a experiência retrata o
trabalho articulado com parcerias intersetoriais para a oferta de componentes curriculares
eletivos que contribuem para a diversificação do currículo nas Escolas de
Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). Entre os componentes ofertados,
destacam-se: Artista, presente! (Secult), C-Jovem (AWS Amazon, Dell, Google),
Cresça com o Google (Google), Cidadania e Controle Social (TCE), Educação
Fiscal (Sefaz), Jovem Empreendedor I e II (Junior Achievement Ceará) e Memória,
Verdade e Justiça I e II (Comitê da Memória, Verdade e Justiça do Ceará).
Para a secretária da Educação,
Eliana Estrela, a seleção da iniciativa cearense é motivo de grande orgulho,
pois reconhece o esforço coletivo de uma política pública construída em rede,
com o objetivo de qualificar cada vez mais a aprendizagem e promover o
desenvolvimento integral dos estudantes. “Que a experiência cearense inspire
outras redes de ensino na implementação de práticas de gestão orientadas pela
perspectiva da educação integral, fortalecendo a educação pública com equidade
e qualidade”, destaca Eliana.
A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, ressalta que o reconhecimento demonstra o compromisso pedagógico do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, com a universalização da educação em tempo integral. “Estamos felizes por termos sido selecionados em quatro eixos de difusão dessas experiências. Esse reconhecimento valoriza o trabalho de todos os profissionais da educação cearense, especialmente aqueles que atuam na oferta de tempo integral. Agradecemos também aos nossos parceiros, que contribuem significativamente para a diversificação curricular e para uma formação mais plural dos nossos jovens”, afirma Jucineide.
Atualmente, mais de 77% das
escolas estaduais ofertam ensino em tempo integral, atendendo cerca de 184 mil
estudantes em 177 municípios cearenses. A rede conta com 381 Escolas de Ensino
Médio em Tempo Integral (EEMTI), 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional
(EEEP), 12 escolas do campo, 1 Escola Família Agrícola (EFA), 1 Escola Estadual
de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade, 1 Escola Militar,
1 Escola Quilombola e 2 Institutos. Ao todo, mais de 57% dos estudantes da rede
estão matriculados em tempo integral.
Além da rede estadual, 72
experiências de municípios cearenses também foram selecionadas. O edital é
uma parceria com a Faculdade de Educação da UFMG, por meio do grupo
Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA), e integra o Programa Escola
em Tempo Integral, voltado à criação de matrículas em tempo integral em todas
as etapas e modalidades da educação básica. Foram inscritas experiências das
secretarias de educação como um todo, de redes municipais e estaduais, de
conjuntos de escolas e também de escolas individualmente, contemplando todas as
etapas da educação básica – da creche ao ensino médio – bem como diferentes
modalidades de ensino.
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