O 3º lote de restituição do
Imposto de Renda 2025 é pago pela Receita Federal ao longo desta quinta-feira
(31) para os cerca de 7,2 milhões de contribuintes contemplados.
Neste lote, será pago o
montante total de R$ 10 bilhões, o segundo maior em valor. A maior parte irá
para contribuintes com prioridade no reembolso, segundo informou o Fisco.
O pagamento é realizado na
conta bancária ou via chave Pix do tipo CPF informada no momento da declaração.
Quem recebe a restituição no
3º lote?
Nesta quinta-feira são
contemplados os seguintes tipos de contribuintes que declararam o Imposto de
Renda:
6.316.894 contribuintes que
usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a
restituição via Pix;
755.978 contribuintes sem
prioridade;
83.575 contribuintes de 60 a
79 anos;
35.315 contribuintes cuja
maior fonte de renda seja o magistério;
15.988 contribuintes acima de
80 anos;
11.298 contribuintes com
deficiência física ou mental ou doença grave.
O lote também abrange
restituições residuais de exercícios anteriores.
Como saber se recebo no 3º
lote?
O consulta aos pagamentos
dessa etapa começou em 24 de julho, e para saber se a restituição está
disponível o contribuinte deve:
Acessar o "Meu Imposto de
Renda";
Em seguida, selecionar
"Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações
e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou
completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento,
acessado no e-CAC.
Caso haja alguma pendência na
declaração, o cidadão pode retificar o documento, corrigindo as informações que
porventura estejam equivocadas.
A Receita Federal
disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita
consultar diretamente nas suas bases informações sobre liberação das
restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O que fazer se não recebi a
restituição?
Caso a restituição não seja
depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada,
os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em
seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do
banco, por meio dos telefones:
4004-0001 (capitais);
0800-729-0001 (demais
localidades);
0800-729-0088 (telefone
especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ao utilizar esse serviço o
contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da
declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.
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