![]() |
| Foto: Reprodução |
Data é em homenagem ao Mestre Verequete um dos maiores representantes do ritmo no Pará, que se estivesse vivo, faria 106 anos de vida.
Nesta sexta-feira (26) é comemorado o Dia do Carimbó em Belém, e o projeto Pôr-do-Sol promove uma programação voltada para a celebração, discussão e valorização desse patrimônio do Pará.
O Carimbó é um ritmo regional da cultura popular, oriundo dos negros, indígenas e quilombolas paraenses e tem como um dos principais representantes , o Mestre Verequete, que se estivesse vivo, faria 106 anos de vida, nesta sexta (26). Por isso a escolha da data para marcar o Dia do Carimbó.
"Acreditamos na encantaria do Mestre Verequete e sabemos que o que alimenta a sua alma, é ver a nova geração do carimbó esteja sempre trabalhando para salvaguarda e manutenção deste ritmo, tão importante no nosso cotidiano social e cultural na nossa Amazônia", afirma a idealizadora do projeto, Lorena Saavedra.
A programação começa a partir das 16h30 terá roda de conversa com o tema “A nova geração do carimbo - responsas e perspectivas” com Roberta Brandão, Kamundungo DüMangue, Wellitton Barreto, Néia das Maracas e mediação de Lorena Saavedra.
E logo mais, às 18h30, tem apresentação musical com muito carimbó e alegria.
“Ainda atravessamos uma certa falta de valorização do carimbó que a meu ver, é falta de conhecimento. Não estudamos o carimbó na escola, a construção do ritmo, e o quanto ele dialoga com o nosso comportamento e identidade cultural na nossa Amazônia, precisamos entender e aprender sobre o Carimbó, e especialmente sobre o legado de Verequete”, enfatiza Lorena.
Fonte: G1

Postar um comentário