Crato entra na era do saneamento.

 


 

Foto: PMC

O contrato de concessão entre o município do Crato e a empresa AEGEA que venceu o leilão de saneamento do Crato, foi assinado ontem à tarde no auditório da prefeitura e contou com a presença do vice-presidente Norte/Nordeste Renato Medicis e os diretores da Ambiental Crato, empresa que irá gerir o serviços e investimentos na ordem de R$ 248 milhões no Crato.

A partir de agora em uma administração assistida a Ambiental Crato e SAAEC farão um tipo de transição de alguns serviços, tendo em vista, que alguns destes serviços, não serão mais responsabilidade da SAAEC. Este período deve durar em torno de 180 dias segundo CEO da Empresa AEGEA.

A AEGEA é uma empresa consolidada, de nível nacional, composta por um tripé acionário entre as empresas Equipav, Gic e Itaúsa. Presente em 13 estados brasileiros, chega ao Crato com a missão de universalizar o saneamento e mudar significativamente os números no que se refere a coleta e tratamento do esgoto, bem como, coleta entre outros serviços, ficando a responsabilidade da Ambiental Crato: Esgoto, coleta, afastamento, tratamento, corte, religação, instalação e substituição de hidrômetros, negociações de débitos, cadastro na tarifa social, relacionamento com o cliente, atendimento e fiscalização.

A SAAEC fica a responsabilidade com os seguintes serviços: Abastecimento de água, tratamento, captação, manutenção de rede de água, distribuição e ligação nova de água.

 

Meta

 

As metas e objetivos da Ambiental Crato são bem definidas como a implantação de 252 km de redes coletoras e interceptores, instalar e manter atualizado o parque de hidrômetros. Em menos de 2 anos o objetivo é ter 50% da população coberta com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. Espera-se alcançar a universalização com o mínimo de 90% já no ano de 2033.

O município deverá ganhar 22 estações elevatórias e seis estações de tratamento de esgoto, além disso, terá a sua rede existente substituída, o que corresponde a cerca de 36 km de rede. 

Será um trabalho consistente e de ponta desenvolvido pela Ambiental Cariri, empresa da AEGEA que garante toda a solidez e garantia de execução do projeto de universalização do saneamento no município do Crato.


O prefeito municipal do Crato Zé Ailton Brasil disse que esta concessão, representa um novo momento para o Crato, representa saúde e desenvolvimento. Ele também destacou a importância da empresa que assumiu esta responsabilidade.

“A maior empresa de saneamento do Brasil é quem vai executar este saneamento do Crato. Com investimento previsto já neste ano de 2023 investimentos na ordem de 25 milhões de reais e até 2024 investimentos de 45 milhões de reais, significando mais saúde para o Crato, emprego e renda para a população e acima de tudo deixando a cidade mais atrativa e mais bonita.” Disse Zé Ailton......

 

Renato Médici Diretor AEGEA, célula Norte/Nordeste disse em entrevista que são vários os aspectos de trabalho e a responsabilidade da execução do projeto, mas deixou claro que uma das grandes preocupações e cuidados da empresa é a qualidade do serviço prestado e a humanização que a própria empresa tem bem definidos, suas estratégias e funcionalidade voltada para o atendimento humanizado em que a empresa seja também uma parceira da população. 

A mudança é realmente necessária em prol de melhorias para o município. E quando tratamos da saúde e melhoramento do meio ambiente, não há o que pensar, no sentido de que devemos lutar por um meio ambiente ecologicamente correto para as atuais e futuras gerações o que justifica a concessão estabelecida. Vale ainda salientar que a SAAEC não teria condições de dispor dos recursos necessários para executar tal projeto. Serão 35 anos, mas que em breve deveremos está vendo e usufruindo dos serviços propostos, dando assim, um importante salto na qualidade do serviço do esgotamento e tratamento sanitário e consequentemente melhorando as estáticas no que se refere ao meio ambiente com reflexos na própria saúde.

É o que esperamos!  

 

Postar um comentário

0 Comentários