Crato finaliza Campanha de Vacinação contra o sarampo, contudo, a vacina continua disponível em todos os postos de saúde.




No último sábado, 30 de novembro, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu o Dia D da segunda fase da Vacinação contra o Sarampo, cujo público-alvo foram jovens de 20 a 29 anos não vacinados ou com esquema de vacinação incompleto.

A SMS disponibilizou, além de Unidades Básicas de Saúde (UBS's), postos volantes em diversos locais estratégicos, em bairros do município e na zona distrital.

Um dos locais de vacinação foi a Praça Siqueira Campos. Na ocasião, estava a estudante de Direito, Hellen Ravena de França, de 24 anos, que aproveitou o Dia D e uma ida ao Centro da cidade, para se vacinar. "Um meio simples, indolor e eficaz de se proteger de uma doença perigosa. Prevenir é sim a melhor opção", disse.

Segundo a Coordenadora Especial da Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, a vacina contra o sarampo está disponível o ano todo nas UBS's. "É importante que, quem ainda não tomou a vacina, procure os postos de saúde da cidade e se proteja contra o sarampo. Lembrando que podem ser imunizadas pessoas até 49 anos", destacou.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo aconteceu de maneira estratégica para interromper a circulação do vírus da doença no país, sendo administrada de forma seletiva em duas etapas. A primeira etapa aconteceu no período de 7 a 25 de outubro, com objetivo de proteger as crianças de 6 meses a 5 anos, grupo mais vulnerável às complicações, sequelas e óbitos. A segunda fase iniciou no dia 18 de novembro, tendo seu término no sábado, dia 30.