HOME

O CRATO DEU OS SEUS PRIMEIROS GRITOS DE CARNAVAL, NO DEODA FOLIA 2017.








Clube tradicional, Crato Tênis Clube que traz nos seu rico currículo, grandes festas e acontecimentos, foi o palco de mais um lançamento na cidade do Crato. O lançamento do Deoda Folia.


O evento aconteceu neste último sábado e contou com a presença do Secretário de Cultura Jose Wilton soares e silva, (Wilton Dedê).(Foto: Acima).




O jornalista e Memorialista Huberto Cabral fez um breve pronunciamento e histórico sobre o carnaval e a orquestra de Hildegardo Benicio. 




 Gordin da Pisadinha animando com repertório variado de marchinhas e Músicos que relembraram grandes sucessos dos carnavais passados fizeram do lançamento do Deoda Folia um grande sucesso.Ano que vem tem mais!.



O Crato iniciou os festejos mominos em 1925, animado por dois blocos: O Bloco dos Marinheiros e o Bloco dos Aeronautas, que brincavam nas residências e nas ruas da cidade ao som de batucadas e charangas. Tiveram como componentes, dentre outros, Tomé Cabral, Pedro Norões, Raimundo Seibra, Unias Norões, Raimundo Esmeraldo e outros jovens foliões da sociedade cratense.

No mesmo ano de 1925, o empresário cratense, Deodoro Gomes de Matos inaugurou o Bar Ideal, situado na antiga Rua Formosa, hoje Santos Dumont, em bonito prédio, onde hoje funciona uma loja comercial. O Bar Ideal era um “dublê” de Bar e Clube Social, mantendo jogos de salão e grandes bailes sociais e carnavalescos, que marcaram a vida social do Crato e do cariri.

Com sua orquestra própria, promovia matinais, festas mensais e carnavalescas, sob a batuta dos maestros Joaquim Cruz Neves, Chico Baião e Maestro Azul.


Depois do Bar Ideal surgiram os clubes sociais: Crato Clube (1932), Crato Tenis Clube (1950), Associação Atlética banco do Brasil – AABB (1955), Serrano Atlético Cratense (1961), Itaytera Clube (1965), Clube Recreativo Grangeiro (1966) e Sport Club do Crato (1989).

Desde a década de 20, o Carnaval Cratense, um dos maiores e melhores do interior, foi animado por diversas orquestras, conjuntos, bandas de música municipal, charangas e batucadas, dentre os quais destacamos a Orquestra Crato Tenis Clube: Maestro Arnaldo Salpéter, Orquestra Cultura Jazz da SCAC, Maestro Azul e Maestro Hildegardo Benício. Orquestra dos Maestros Luiz Benício e Chico Baião, Orquestra Sonato, além dos conjuntos, Hildegardo Benício, Ases do Ritmo (Hugo Linard), Musisom, Os Iguais (Orlando Peixoto) e Banda de Os consagrados carnavais de salão, com confete, serpentina e personagens simbólicos sempre animados por famosas marchinhas de carnaval, continua preservado até os dias atuais com o tradicional carnaval da saudade, que, ao mesmo tempo em que nos remetem a carnavais inesquecíveis conservam a juventude que encanta os foliões de todas as idades.

O carnaval do cratense já contou com dezenas de blocos, dentre os quais Os Irmãos Metralhas e o Bloco das Virgens que deu origem ao grande desfile de abertura do carnaval de rua. A partir de 1960, surgiu as primeiras Escolas de Samba: Escola de Samba O Vitorino e Escola Operários do Samba.Posteriormente, foram fundadas as escolas Idealistas do Samba, Prova de Fogo, Unidos de São José, Acadêmicos da Vilalta, Unidos de São Miguel, Unidos de São Sebastião, Espáia Brasa, Tesouras do Samba e outras, que participaram sempre do carnaval de rua do Crato.

Jornalista Huberto Cabral.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
HOME
HOME