Idoso sofre descarga elétrica ao pintar prédio e tem parte do corpo necrosado A estrutura de alta tensão foi construída a um metro de distância da parede que o idoso fazia reparos.




O aposentado Ahail Gentil Moura, 83 anos, sofreu uma descarga elétrica, quando estava retocando a pintura de um prédio residencial na última quarta-feira (08), no Bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. Ahail está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto José Frota (IJF). De acordo com a família, o estado de saúde dele é grave.
Em nota, a Enel Distribuição Ceará, responsável pela manutenção e distribuição da rede elétrica no estado, informou que o poste funciona de acordo com as normas técnicas e de segurança.
Segundo familiares, é a segunda descarga elétrica que o aposentado sofre no mesmo local. Há cerca de um ano, Ahail teve mãos e antebraço queimados também por conta do poste.
No incidente desta quarta (8), Ahail estava pintando, com um rolo, a parte externa da varanda do seu apartamento, que fica no quarto andar, quando foi atingido pela descarga e caiu na varanda. “Eu o encontrei sentando em um banquinho, olhando para si, sem entender o que estava acontecendo. A pele dele estava toda queimada”, afirma a filha do aposentado, a cabeleireira Aline Ramos, 27 anos.
Parte do corpo do idoso foi afetado pelo choque e está necrosado. Ele vem sendo observado pela equipe médica do IJF para evitar outras complicações causadas pelo acidente, como infecção hospitalar, de acordo com a filha. Não há previsão para alta.
Ainda segundo a cabeleireira, o idoso já passou por uma cirurgia para retirar uma parcela do tecido necrosado. Outras partes do corpo também foram afetadas. “A parte atingida está muito próxima dos órgãos vitais, como o coração. A garganta está queimada” relata.
A família teria entrado em contato com a Enel Ceará sobre o acidente mas não obteve resposta. O poste de alta tensão foi instalado nas proximidades da residência há cerca de dois anos, sem que a família fosse comunicada.
Em nota, a Enel recomenda que a população mantenha distância da rede elétrica ao fazer manutenções e reparos domésticos. É importante manter vergalhões, escadas, antenas e outros materiais afastados dos postes e fios energizados para evitar acidentes, afirma a distribuidora de energia.
Fonte: G1 CE