Na contramão do desenvolvimento, Câmara de Santana do Cariri rejeita investimentos de mais de 25 milhões em saneamento básico.




O que passa na cabeça de vereadores que deveriam defender os interesses da população em trabalhar na busca do desenvolvimento para o município em vez de brincar de  politicagem e das mais baratas que só prejudica ao povo?

Vou tentar responder dizendo que em Santana do Cariri a maioria dos vereadores não está fazendo o seu papel e sim estão se utilizando de seu poder a eles concedido pelo povo através das eleições para olharem apenas para seus umbigos e claro pousarem de heróis como se estivessem realmente defendendo os seus interesses.

Será que foi porque eles não sabem o que é o saneamento básico ou por politicagem?
O saneamento básico é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Todos estes serviços foram rejeitados, pois a CAGECE iria investir em torno de R$ 25 milhões de reais na cidade de Santana do Cariri.

Não tem como se crescer sem as parcerias que muitas vezes são almejadas pelos municípios e que nunca tem a oportunidade que alguns têm, não há com trazer investimentos se não for através de uma empresa que tenha infraestrutura e possa conduzir as melhorias necessárias para distribuição de água, esgoto e claro todo saneamento básico. Vale salientar a oportunidade perdida pela perca de empregos que geraria para o município na várias obras que seriam construídas pelo investimento.

Em discurso no púlpito em plenária teve vereador dizendo que Santana não é igual a Juazeiro do Norte com as ruas cheias de lama, com o esgoto a céu aberto, mas esqueceu de dizer que os autos índices de doenças nas cidades são justamente pela falta de saneamento básico, por conta dos esgotos a céu aberto, ou por inadequação do serviço.

Talvez os vereadores não lembrassem, esqueceram-se da verdadeira importância do saneamento básico e que sem ele as consequências são graves. Ingerir água contaminada, por exemplo, pode causar doenças gastrointestinais e levar à morte. Despejar esgotos não tratados pode poluir o solo, lençóis freáticos e reservas de água, levando à morte de animais e reduzindo a quantidade de água potável disponível.

Uma cidade que rejeita investimentos, que se justifica na paixão política de se fazer uma oposição irresponsável, está fadada a maltratar a quem deveria melhorar as suas vidas.

Cada um tem o direito de defender o seu ponto de vista, afinal estamos em uma democracia e é para isso que existe o parlamento, para debater e angariar e melhorar a vida do seu povo e nos serviços para eles desenvolvidos.

Não admitir uma parceria baseada na politicagem é covardia e principalmente com a justificativa de que pessoas futuras decidam eximindo-se assim de suas responsabilidades.

Temos que lembrar mais uma vez que a atual geração tem o dever moral e constitucional de entregar um ambiente adequado e organizado para as futuras gerações e não empurrar a decisões para daqui a anos distantes se estas decisões precisam ser tomadas hoje.

Votaram Contrario a aprovação do investimento:


Maria Lucielene Soares-PDT
João Paulo Cabral Alves-PT
Lucas Matias da Silva-PSDB
Samuel Werton-PSDB
Antonio Temoteo da Silva-PSL
Fernando Maia-PP