Corpo de Gugu Liberato deixa hospital e vai para 'IML' Filho de 18 anos do apresentador é quem assina todos os papeis referentes às autorizações para os tramites necessários.




O corpo de Gugu Liberato, que morreu após um acidente em casa sexta-feira (22), deixou o hospital em Orlando, na Flórida, neste domingo (23), como informou a família do apresentador em um comunicado divulgado à tarde, explicando os procedimentos para a repatriação do brasileiro. De acordo com sua família, seu corpo foi levado para o instituto responsável pelas necropsias e laudos (o equivalente ao IML no Brasil), para onde, por lei, são encaminhados todos os corpos de falecidos de morte não natural.

Nesse local um médico legista fará o exame necessário, e a expectativa da família é que isso aconteça nesta segunda-feira (25). Somente depois disso o corpo será liberado para a retirada pela agência funerária, possivelmente no período da tarde do mesmo dia.

Pelas leis da Florida, por ser o primogênito de Gugu, João Augusto Liberato, 18 anos, é quem assina todos os papéis referentes às autorizações para os tramites necessários - o comunicador era pai ainda de Sofia e Marina, gêmeas de 15 anos, também com a médica Rose Miriam di Matteo.

Os órgãos do apresentador foram doados, e cirurgia para retirada dos órgãos foi realizada na noite de sábado (23)  e na madrugada de sábado para domingo (24), durando mais de seis horas. Gugu terá um velório aberto ao público na Assembleia Legislativa de São Paulo, ainda em data a confirmar. Ele será enterrado no jazigo da família, no Cemitério Gethsêmani Morumbi, também na capital paulista, ao lado do pai, Augusto Claudino Liberato.

A cirurgia para retirada dos órgãos foi realizada esta noite e madrugada (sábado para domingo) e durou mais de seis horas.
A instituição Our Legacy ( https://www.ourlegacyfl.org/ ) cuidou de todos os tramites referentes a retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados.
É importante reforçar que todos os órgãos são única e exclusivamente doados.
Antes do início da cirurgia de retirada dos órgãos, os médicos e toda a equipe do hospital fizeram uma menção de honra dizendo:
“Momento de honra,
Neste momento e a partir deste momento, honramos Antonio Augusto Moraes Liberato e essa oportunidade de salvar e melhorar a vida de outras pessoas.  Ao cuidarmos dele agora, também somos responsáveis por cuidar desse gracioso presente da vida.  Estendemos nosso respeito e gratidão à família e os mantemos em nossos pensamentos.  Ao tocarmos a vida de muitos hoje, podemos entender nosso papel em transmitir o presente heroico da vida de um ser humano para outro.  Que tenhamos um momento de silêncio agora para lembrar Gugu Liberato e todos os que se juntam à sua história do passado, presente e todos os dias à frente.”
Na mesma cerimonia, foi lido o seguinte texto escrito pelos familiares de Gugu em primeira pessoa:

“Deus em sua infinita bondade nos dá a oportunidade da vida. Vivi minha jornada na Terra seguindo os ensinamentos que recebi de meus pais , Augusto e Maria do Céu. Com eles aprendi a importância de olhar para o próximo com amor e fraternidade.
Agora eu sigo adiante por um caminho que me levará mais próximo ao Pai. E neste momento quero praticar os ensinamentos do mestre Jesus. Assim como ele compartilhou o pão com os seus, eu compartilho meu corpo com aqueles que necessitam de uma nova oportunidade de viver.
Aos meus familiares eu agradeço por terem  realizado a minha vontade. Tenham certeza que, a partir de agora, eu estarei batendo em muitos outros corações e compartilhando minha vida com outros irmãos.
Que eu seja um instrumento de amor, oportunidade e de luz.
Gugu”

Receptores dos órgãos
Familiares de Gugu perguntaram à equipe médica se seria possível doar algum órgão para um paciente brasileiro que estivesse na fila para transplante, porém foram informados que não seria possível por questões da distância e tempo de conservação dos órgãos doados.
A doação de órgãos era um desejo do apresentador e poderão beneficiar cerca de 50 pessoas.
Translado do corpo e demais tramites legais
Terminada a cirurgia de retirada dos órgãos, o corpo foi levado para o instituto responsável pelas necropsias e laudos (o equivalente ao IML no Brasil) onde, por lei, são encaminhados todos os corpos de falecidos de morte não natural.
Nesse local um médico legista fará o exame necessário. Nossa expectativa é que esse exame deve ser feito amanhã (segunda-feira). Somente depois disso será liberado para a retirada pela agência funerária, possivelmente no período da tarde.
Ainda não temos mais informações sobre os próximos passos: dia e horário da liberação do corpo na funerária, translado para o Brasil, velório e sepultamento.
Pelas leis da Florida, por ser o primogênito de Gugu, João Augusto Liberato, 18 anos, é quem assina todos os papeis referentes as autorizações para os tramites necessários.

De certo existe apenas que:

O velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo e terá um período aberto ao publico.
Sepultamento será no Cemitério Gethsêmani Morumbi, no jazigo da família, ao lado do pai, Augusto Claudino Liberato.

Novamente agradecemos a atenção e profissionalismo de todos os profissionais da imprensa envolvidos na cobertura deste momento tão triste para todos.



Fonte:Quem