Cineasta Fábio Barreto morre aos 62 anos após quase uma década em coma.



O cineasta, ator, produtor e roteirista Fábio Barreto morreu na noite desta quarta (20/11), no Rio de Janeiro, após um coma que durou nove anos. A informação foi confirmada por sua filha Júlia Barreto à Marie Claire. "Foi agora à noite", disse ela. "Meu pai estava internado no Hospital Samaritano, no Rio. O velório será nesta sexta de manhã e a cremação, à tarde", afirmou. Por ora, segundo ela, a família não pretende se manifestar. A assessoria de imprensa do hospital Samaritano confirmou a morte do diretor sem dar detalhes sobre as causas. Segundo conversa com a reportagem de Marie Claire por telefone, a família Barreto permitiu que a instituição divulgasse apenas o óbito sem maiores detalhes.

O diretor de O Quatrilho (1995) _filme estrelado por Glória Pires e Patricia Pillar, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro_, e diretor e co-autor de Lula, o Filho do Brasil  (2010), sofreu um acidente de carro em dezembro de 2009, episódio que o levou ao coma. Ele voltava do Aeroporto Internacional Tom Jobim dirigindo uma Pajero Mitsubishi quando, na rua Real Grandeza, no bairro de Botafogo, no Rio, ocorreu a tragédia: por volta de 20h50, Fábio tentou desviar de um outro veículo que passava pelo mesmo local e acabou capotando. Segundo uma testemunha, o cineasta, que estava sozinho no carro, teve o veículo fechado pelo automóvel e despencou de uma altura de quatro metros, para a outra pista.

De acordo com reportagens publicadas na época, Fábio Barreto foi levado ao Hospital Municipal Miguel Couto, onde foi submetido a uma neurocirurgia, sendo transferido para o hospital Copa D`Or com politraumatismos e predominância de traumatismo cranioencefálico. Ele foi submetido a um coma induzido e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Fábio Barreto deixou o hospital após três meses de internação e, desde então, seguia em tratamento.