quarta-feira, 30 de outubro de 2019





Espedito Seleiro completa 80 anos nesta terça-feira (29). Como é de costume, o aniversário do Mestre será comemorado no Calçadão de sua loja, no centro de Nova Olinda.
Nascido em Arneiroz, no Sertão do Inhamuns, Espedito Seleiro aprendeu a transformar o couro aos oito anos de idade. A vocação veio do pai e do avô, ambos vaqueiros e seleiros. Os longos anos de ofício levaram o artista a adquirir uma estética própria, com grande influência da cultura cigana. A combinação entre arranjos, cortes, texturas e coloração em tingimento natural marcam a assinatura de Espedito Seleiro.
“Tem gente que chega lá em casa, aí diz: mas, Seu Espedito, por que que toda peça sua tem um coração? Digo: porque eu faço de todo coração, né?”
As peças de Espedito Seleiro foram se diversificando com o tempo. Além das costumeiras peças para vaqueiros, tropeiros e cangaceiros, o artista agora também produz calçados, bolsas, chapéus, carteiras, bancos, poltronas e gibões. Suas peças ganharam as passarelas e as vitrines de grandes marcas
brasileiras e, hoje, são vendidas em diversos estados do Brasil e exportadas para outros países.

Com medo de que o conhecimento de manipulação do couro fosse perdido em seu falecimento, Espedito Seleiro ensinou o ofício aos irmãos, lhos e netos. Mas não parou por aí. Em seguida, o Mestre fundou a Oficina Escola Espedito Seleiro, onde ensina a confeccionar produtos em couro e a relação entre a prática e o modo de viver nordestino. O lugar é um dos pontos turísticos mais importantes do Ceará.
Os anos de dedicação à cultura renderam a Espedito Seleiro o título de Mestre, reconhecido pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado do Ceará.
SERVIÇO
Nova Olinda, Cariri, Ceará, Brasil.
80 anos do Mestre Espedito Seleiro

16h – Mestre Nena com os Bacamarteiros da Paz
16h30 – Missa de Ação de Graças
18h – Mestre Aldenir com Reisado de Congo
18h30 – Os parabéns
19h – Show de Joquinha Gonzaga


Comentários
0 Comentários

A IMAGEM OU MENSAGEM DO DIA.

A IMAGEM OU MENSAGEM DO DIA.

TV GLOBAL 3

AGROPECUÁRIA PEDRO FELÍCIO

AGROPECUÁRIA PEDRO FELÍCIO

TV Global 3

TV Global 3

AMIL

AMIL

Lançamento

Todos os posts

Tecnologia do Blogger.

Jornal da Educadora 12:00 ás 14:00 Hs.

Jornal da Educadora 12:00 ás 14:00 Hs.
De: Segunda à Sábado de 12:00 às 14:00 Hs.

Seguidores