Justiça manda Globo reintegrar técnico com câncer que foi demitido.




Pela quarta vez nos últimos dois meses a Globo sofreu uma nova derrota para a Justiça Trabalhista.
Em 15 de março último, a emissora demitiu sem justa causa um almoxarife técnico (profissional radialista que trabalha na na sede da emissora, em São Paulo) enquanto ele fazia tratamento contra um câncer maligno na tireoide.https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001577;ord=1566428225571
O funcionário, cujo nome será preservado, provou estar fazendo tratamento desde o final do ano passado.
Dois dias antes de ser submetido a uma tireoidectomia (extração completa da glândula), em março, foi avisado que estava demitido.
Ainda assim ele passou pela cirurgia, mas durante o procedimento ocorreu um incidente ainda mais grave: ele desenvolveu uma trombose venosa no olho direito e está praticamente cego desse olho.
Paula Becker Montibeller Job, juíza da 19ª Vara do Trabalho de São Paulo, determinou na semana passada a reintegração imediata do funcionário aos quadros da Globo.
Ele trabalhava na emissora havia 9 anos.
"É certo que o empregado não pode ser imotivadamente dispensado enquanto estiver com capacidade laboral reduzida, sendo obrigação do empregador encaminhá-lo para tratamento junto à Previdência Social", disse a juíza em seu despacho.
A Justiça determinou que o trabalhador deve ser reintegrado em função compatível com sua limitação" e que a TV deve lhe devolver imediatamente o plano de saúde.
Ricardo Feltrin- Colunista UOL