Fernando Santana convida a todos para a Solenidade comemora os 91 anos da Festa de Santo Antônio de Barbalha



Celebrada desde 1928, a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio é uma das maiores festas religiosas e populares do Estado. Para comemorar os 91 anos de realização do evento, a Assembleia Legislativa  realiza, nesta segunda-feira (01/06), sessão solene às 9h, no Plenário 13 de Maio.
"Devido à dimensão que ganhou e seu valor histórico, cultural e religioso, a Festa de Santo Antonio de Barbalha foi reconhecida, em 2015, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 2018, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará reconheceu o evento como Patrimônio Cultural do Ceará”, informa o  deputado Fernando Santana (PT),  autor da solenidade.
Segundo ele, a Festa de Santo Antonio de Barbalha se tornou uma das maiores celebrações religiosas do Ceará, com estimativa de mais de 600 mil visitantes no evento deste ano.


Durante a solenidade, serão homenageados o Padre Antonio José do Nascimento Neto, o Capitão do Pau da Bandeira, Expedidto Rildo Xavier Teles; o ex-secretário de Cultura Dorivan Amaro Santos; a coordenadora do Grupo de Cultura Popular, Maria Goretti Pereira Amorim Lima; o animador do cortejo, José Gonçalves da Silva Neto; o ex-prefeito de Barbalha José Leite Gonçalves Cruz; o carregador do pau da bandeira, Antonio Reginaldo Bezerra; secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, além de pesquisadores, políticos da região, organizadores e apoiadores da festa.
JM//CG

Informações adicionais

  • Fonte:
    Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
  • E-mail:
  • Twitter:
    @Assembleia_CE