OPERAÇÃO ALUMINUM: suspeito se entrega na sede do Gaesf.




Foto Lorena Tavares
Um dos empresários foragidos da Operação Aluminum, Vitor Bandeira, entregou-se nesta terça-feira (30), na sede do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf). Ele é o dono da principal beneficiária do esquema de corrupção investigado pelo MPCE, a empresa Bandeira Indústria de Alumínio Ltda, com sede em Jaguaribe.
O suspeito foi ouvido e encaminhado para a Delegacia de Capturas (Decap). Quatro pessoas ainda seguem foragidas: Pedro Machado de Oliveira (prisão preventiva), Bruno Vinicius Ribeiro Lopes, Elton César Bezerra e Washington Galdino De Melo (prisões temporárias).
A Operação foi deflagrada no dia 16 de abril e, na ocasião, foram expedidos 53 mandados judiciais, sendo 15 de prisão temporária e três de prisão preventiva nas cidades cearenses de Juazeiro do Norte, Jaguaribe, Eusébio e Fortaleza, além de São Paulo e Sergipe.
Sobre a Operação
A investigação começou em 2018 após recebimento de informação fiscal oriunda da Secretaria da Fazenda do Estado, noticiando evidência de um gigantesco esquema criminoso voltado, em especial, para crimes contra a ordem tributária, tendo como principal beneficiária a empresa Bandeira Indústria de Alumínio.
A atividade principal da organização criminosa consiste na criação de empresas fictícias responsáveis pela emissão de notas fiscais fraudulentas. Há evidências ainda de lavagem de dinheiro e falsidade, dentre outros crimes.
A Bandeira mantém relações comerciais com diversas outras de fachada sediadas no Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Bahia e São Paulo. Juntas, teriam movimentado R$ 5,5 bilhões nos últimos quatro anos. Estima-se que a Bandeira, sozinha, tenha sonegado cerca de R$ 220 milhões de 2014 a 2018.
 Fonte: Caririceara.com