COM TEMER, MAIA E EUNÍCIO NO EXTERIOR, CÁRMEN LÚCIA DEVE ASSUMIR PRESIDÊNCIA NA SEXTA-FEIRA. Temer estará no Peru, Rodrigo Maia no Panamá e Eunício Oliveira no Japão. Na ausência do país dos presidentes da República, da Câmara e do Senado, assume a presidente do STF.




A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, deve assumir a Presidência da República na próxima sexta-feira (13) devido a viagens programadas ao exterior do presidente Michel Temer (Peru) e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (Panamá), e do Senado, Eunício Oliveira (Japão). 

Como não há vice-presidente, na ausência de Temer, Maia e Eunício são os seguintes na linha sucessória. Se os dois também estiverem ausentes, assume Cármen Lúcia. 

Temer tem previsão de participar na sexta e no sábado (14) da 8ª Cúpula das Américas, realizada em Lima, no Peru. Por ora, a agenda prevê que o presidente viaje na sexta, iniciando o retorno ao Brasil no sábado. 

Segundo a assessoria do Senado, Eunício viaja na sexta-feira (13) para uma visita oficial ao Japão, com previsão de retornar apenas no fim de semana seguinte. 

A assessoria da Câmara, informou que Maia viaja na quinta (12) para o Panamá, retornando no sábado (14). Ele participa de reunião do Parlatino, o parlamento latino-americano. 

Procurada pelo G1, a assessoria do STF informou que a ministra já foi informada da previsão de viagens de Temer, Maia e Eunício. 

Situação similar ocorreu em 2014, com o então presidente do STF Ricardo Lewandowski, que assumiu a Presidência da República. 

Na oportunidade, Dilma Rousseff foi aos Estados Unidos e o vice Michel Temer ao Uruguai. À época presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Alves (MDB-RN) e Renan Calheiros (MDB-AL) não assumiram o posto porque alegaram impossibilidades eleitorais.