PROFESSORES DE NOVA OLINDA RECEBERÃO CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA CURSO SERÁ OFERECIDO PELO CAMPUS DE CRATO DO IFCE.







Alissa Carvalho
 


Cerca de cem professores da rede municipal de ensino de Nova Olinda serão capacitados em um curso de atualização em Língua Portuguesa oferecido pelo Instituto Federal do Ceará no Crato. A iniciativa faz parte de um convênio entre o campus do IFCE e a prefeitura de Nova Olinda, que será oficialmente firmado nesta quinta-feira (15), às 18h, no Centro de Eventos José Ariovaldo Sampaio, em Nova Olinda. O curso terá início ainda é fevereiro. A ideia é que, no futuro, a formação seja ampliada para outros municípios da região do Cariri.

Professor de português e servidor do IFCE no Crato, Augusto Monteiro será o responsável pelas aulas. Segundo Monteiro, o objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do ensino fundamental do município. “O IFCE tem a preocupação de capacitar esses professores para que eles tenham um conhecimento mais aprofundado e mais contextualizado da língua portuguesa. Os professores de ensino fundamental precisam ter outro olhar sobre a língua, principalmente no aspecto da contextualização, para fazer do aluno um participante no processo criativo.”

Ele explica que o curso é composto de 240 horas de aulas práticas e teóricas, influenciadas pelo contexto em que alunos e professores estão inseridos. “É um estudo bem aprofundado da língua portuguesa, mas sem complicação, de modo que, ao fazer o curso, os professores terão um conhecimento maior da teoria que envolve a área”. Com professores mais bem capacitados na rede básica de ensino, os alunos se sairão melhor na sala de aula. Uma boa interpretação de texto, por exemplo, ajuda-os a compreender com mais facilidade o conteúdo e as questões de outras disciplinas, como ciências e matemática.

O diretor-geral do IFCE no Crato, Joaquim Rufino Neto, explica que a atualização em Língua Portuguesa é um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), uma das modalidades de ensino ofertadas pelo instituto. “Ações do tipo devem ser feitas de forma gradativa, por meio desse ‘braço’ do governo federal, no sentido de levar à melhoria da educação de nível básico nos nossos municípios”.

Monteiro e Rufino indicam que a formação deve ainda preparar os professores - e, como consequência, os alunos - para a reforma no ensino. Com a mudança do ensino médio determinada pelo governo federal, as escolas passarão a oferecer, nos dois últimos anos, formação aprofundada em curso técnico ou em áreas eletivas como linguagens e suas tecnologias ou matemática e suas tecnologias, entre outras. Embora o ensino médio não seja responsabilidade da gestão municipal, a preparação no ensino básico é fundamental para os anos seguintes da educação.

A expectativa pelo desenvolvimento do ensino no município é compartilhada pela secretária de educação de Nova Olinda, Ana Célia Matos: “Foi fantástica a iniciativa. Nós professores precisamos estudar bastante e o curso vai fortalecer o conhecimento da nossa equipe de educadores”.

Serviço
Assinatura de convênio entre IFCE Crato e Prefeitura de Nova Olinda
Curso de atualização em língua portuguesa
Quinta-feira (15/02), 18h
No Centro de Eventos José Ariovaldo Sampaio, em Nova Olinda
Rua Alvin Alves, s/n, centro