CEARÁ DEVE TER CARNAVAL CHUVOSO; CONFIRA PREVISÃO POR REGIÃO DO ESTADO. No sábado, chuvas fortes devem ocorrer no Centro-Norte, principalmente na área da Serra da Ibiapaba.





Foliões terão um carnaval chuvoso em algumas regiões do Ceará, conforme previsão divulgada nesta sexta-feira (9) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Ao longo dos dias de festa, a influência do sistema meteorológico vai impactar de forma diferentes o litoral e interior cearense.
Confira a previsão da Funceme:
  • Sexta-feira (9): possibilidade de chuva na região Jaguaribana, no Cariri e no noroeste do estado; as demais regiões, céu parcialmente nublado.
  • Sábado (10): chuva no Centro-Norte, principalmente na área da Serra da Ibiapaba, e possibilidade de chuva no Sul do Ceará.
  • Domingo (11): tempo nublado com chuvas em todas as regiões do estado.
  • Segunda e terça-feira (12 e 13): períodos variando entre sol e eventos de chuva; a Funceme deve detalhar a previsão para esses dias no domingo.
De acordo com o meteorologista da Funceme David Ferran, o litoral do Estado também está propício a chuvas, principalmente durante a madrugada e no início da manhã ao longo do feriadão.
O principal sistema responsável a formação de nuvens e, posteriormente, a ocorrência de chuvas, continua sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Na porção sul do Estado, principalmente no Cariri, há ainda uma leve influência da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU), que se constitui em uma faixa de nebulosidade que se estende da Amazônia até o Atlântico Sul, orientada no sentido noroeste-sudeste.