Um ônibus
com destino à cidade de Olinda saiu do bairro Jardim América com 42
passageiros. Depois de parar três vezes por problemas mecânicos, o motorista
teve de interromper a viagem pela 4ª vez nas proximidades do Makro, na BR-116,
quando o grupo foi surpreendido e assaltado. Ao seguir viagem, o ônibus
quebrou durante a madrugada na divisa do Ceará com Rio Grande do Norte. Os
passageiros esperaram durante algumas horas até receber ajuda de outra empresa
de ônibus.
Assalto
Segundo a
passageira Renata Silverio, o acertado era que todos os ônibus saíssem juntos,
mas além de partir sozinho, o veículo em questão foi o primeiro a sair do lugar
combinado.
“A gente
viu quando os caras desceram do ônibus tranquilamente, (depois do assalto). O
ônibus não nos esperou e saiu sem a gente. Peguei uma carona até o posto de
gasolina onde o ônibus estava parado”, afirmou Renata. Segundo ela, a polícia
foi chamado ao local, mas só apareceu 30 minutos depois.
“A cidade
está insegura, achei estranho o lugar onde o ônibus parou. A gente fica
totalmente desconcertada diante de tudo isso”, desabafa a passageira.
Segundo a
organizadora da excursão, Séphora Roses, depois de parar três vezes por
problemas técnicos, o ônibus que levava 42 das 300 pessoas pelas quais ela
estava responsável, teve de parar uma quarta vez. Quando parou, uma dupla
anunciou o assalto e levou os pertences do grupo. De acordo com ela, o prejuízo
é de R$ 7mil.
Ônibus
quebrado
De acordo
com Séphora, depois do assalto, a empresa Ellegance Locações enviou um
micro-ônibus com 22 lugares devido aos problemas mecânicos do carro. “Como vou
distribuir 42 pessoas em 22 lugares?”, argumenta Séphora. Segundo ela, a troca
de veículo aconteceu na divisa do Ceará e Rio Grande do Norte.
“Os
motoristas reagiram da melhor forma possível, porque eles se transformaram em
mecânicos. Até o momento que não resolveram o problema do ônibus”, afirma
Marcos Randall, passageiro. Ainda de acordo com ele, os motoristas afirmaram
que o veículo havia sido sabotado por mecânicos de outra empresa da qual a
Ellegance Locações acabou de se separar.
“Antes de
chegar a Olinda, estava me sentindo frustrado. Perdemos um dia, mas o Carnaval
superou tudo. É lamentável ”, afirma Randall.
Danos
morais
Ao chegar
em Olinda, Séphora não recebeu sua mala e os motoristas do ônibus da empresa
Ellegance Locações demoraram para devolver os pertences. “Passei três dias com
a mesma roupa. Só recebi minha bagagem no domingo, depois de procurar os
motoristas da Ellegance Locações pela cidade de Olinda”, diz a organizadora.
Segundo ela, “a empresa Fretar ajudou em todos os momentos constrangedores da
viagem, mesmo não sendo responsável pela parte do grupo que teve problemas”.
A
responsável pela excursão registrou o Boletim de Ocorrência nesta quinta-feira,
15, contra a empresa, e acionou seu advogado, que deve cuidar do caso de todos
os passageiros que desejarem ajuda.
“Tem dano
econômico, à minha imagem, ao meu psicológico e ao dos passageiros. Pessoas
desistiram da viagem e elas precisam ser ressarcidas”, alega Séphora, que já
está entrando em contato com os passageiros individualmente. A organizadora
afirma que o dinheiro para pagar os passageiros não sairá do seu bolso, mas da
empresa que não cumpriu com o contrato.
Procurada
pelo OPOVO Online, a empresa Ellegance Locações não atendeu as chamadas.
ITALO COSME