CHUVA ULTRAPASSA 100 MILÍMETROS EM DOIS MUNICÍPIOS CEARENSES NAS ÚLTIMAS 24H. De acordo com dados da Funceme, o período registrou a maior precipitação do mês de janeiro até agora.



De acordo com dados da Funceme, o período registrou a maior precipitação do mês de janeiro até agora
O maior volume de chuvas do mês de janeiro, até agora, aconteceu no intervalo entre 7h deste sábado (27) e 7h deste domingo (28), de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No período, choveu em 82 municípios cearenses. As maiores precipitações foram registrados em São Gonçalo do Amarante (111.6 mm), Maranguape (104.4 mm) e Paracuru (90.5 mm). Em Fortaleza, 15.4 mm foram registrados no posto de Messejana. 


No município de Ipu, as chuvas causaram transtornos às pessoas que passaram pela via de acesso à Bica do Ipu, na região Norte. Por conta das fortes chuvas, uma árvore que margeia a via caiu, no começo da tarde, derrubando a fiação e bloqueando a pista por completo. As pessoas aguardam a chegada da Guarda Municipal,  que atua com equipe de brigada contra incêndios, embora alguns moradores tenham conseguido, em mutirão, retirar parte do tronco e galhos que interditavam a via. 

Essas precipitações foram provocadas pela nebulosidade associada à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Nordeste. De acordo com a Funceme, a previsão é de que até a próxima terça-feira (30), o tempo continue nublado e mais chuvas caiam sobre o Ceará no período entre a madrugada e a manhã. 


Confira lista com os municípios onde mais choveu:

- São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 111.6 mm

- Maranguape (Posto: Olho Dagua) : 104.4 mm

- Paracuru (Posto: Poço Doce) : 90.5 mm

- Maranguape (Posto: Tanques) : 85.0 mm

- Beberibe (Posto: Lagoa Funda) : 74.0 mm

- Cariré (Posto: Carire) : 71.0 mm

- Hidrolândia (Posto: Hidrolandia) : 62.0 mm

- Granja (Posto: Timonha) : 62.0 mm

- Bela Cruz (Posto: Bela Cruz) : 62.0 mm

Com informações do repórter Marcelino Júnior