NOVEMBRO AZUL: SESAU PROMOVE AÇÕES DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA EM JUAZEIRO DO NORTE.




ANTONIO RODRIGUES- DN
 
Iniciada na última quarta-feira, 01, a campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata, “Novembro Azul”, ganha força no Município a partir do apoio da Secretaria de Saúde (Sesau). Este tipo de câncer é o mais frequente entre os homens e por isso há a necessidade de conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames preventivos.
O mês passado foi dedicado à campanha de conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, o “Outubro Rosa”, onde a adesão da população feminina na realização dos exames preventivos atendeu às expectativas da Secretaria de Saúde.
Durante todo o mês de novembro, a Sesau intensificará as ações de rastreamento do câncer de próstata, através da solicitação dos exames de toque e de PSA. Este último é um exame de sangue que serve para diagnosticar alterações na próstata. A oferta de consultas com urologistas está sendo ampliada, com a agilização do processo de encaminhamento dos pacientes para o especialista.
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Jaqueliny Rodrigues, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão voltadas também para ações de promoção da saúde do homem, no que tange ao incentivo da alimentação saudável, da prática de atividades físicas e do abandono do uso de álcool e outras drogas. “O câncer de próstata é o foco da campanha, mas a gente vai estar orientando que existem outras formas de câncer que acometem o homem”, explicou Jaqueliny. Para alcançar um público maior, alguns sábados serão dedicados à campanha nas UBS.