LUCIANO HUCK DIZ QUE IRÁ PARTICIPAR DE RENOVAÇÃO POLÍTICA DO PAÍS.





O apresentador Luciano Huck voltou a manifestar publicamente suas perspectivas sobre a atual situação política do Brasil. Em texto publicado pela Folha de São Paulo, o apresentador faz uma panorama político e apresenta alternativas que acredita serem importantes para uma mudança nesse cenário.
O apresentador diz ter "pensado, lido, refletido e ouvido muita gente sobre os melhores caminhos para tirar o Brasil desta triste situação", e que pretende contribuir na construção de uma "nova realidade representativa" para o país. "Quero e vou participar deste processo de renovação política no Brasil", garante.
Para tanto, na visão de Huck, é preciso ""ocupar", por meio do voto, o Legislativo brasileiro com cérebros, sinapses, ideias e ideais de primeira qualidade. Ajudar a abrir espaços, levantar a bandeira da renovação, encorajar cidadãos bem-intencionados e bem preparados a se candidatar e mobilizar a sociedade para que trate o voto como a melhor arma de transformação". Mas o apresentador evita falar em uma possível candidatura, "reafirmo que continuo achando que, de onde estou, fora do dia a dia da política, minha contribuição pode ser mais efetiva e relevante".
Luciano Huck, no entanto, mostra ter consciência de que as mudanças que almeja não são fáceis. "Será um longo e árduo processo, que pode até ser retardado, refreado pelos atuais detentores do poder político - que hoje, salvo exceções, legislam em causa ou defesa própria", afirma.
O apresentador então fala da iniciativa de mobilização popular da qual faz parte, o Agora!, movimento cívico que pretende incentivar a população a interferir nas ações políticas. "Profissionais respeitados e competentes das mais variadas áreas de atuação, todos com vocação pública e experiência, estão se mobilizando para criar uma onda positiva de engajamento, escuta popular e lançamento de candidaturas alternativas ao que temos por aí. Como membro, quero contribuir para o debate, aprender e trocar ideias com as boas cabeças que ali estarão orbitando", diz.
Luciano ainda destaca o Renova Brasil, "fundo cívico de fomento e apoio à formação de novos políticos, novas lideranças", criado por ele em parceria com alguns empresários, como Eduardo Mufarej, Abílio Diniz, que tem como objetivo incentivar "a participação política do cidadão comum", para que estes "contribuam para a elaboração de propostas que deem um novo rumo ao país".
Huck finaliza o texto afirmando que não importa se de esquerda, direita, centro, que para atingir esses objetivos é necessário "melhorar o nível do debate, do compromisso da população com seu destino".