EXTERNATO 5 JULHO DÁ EXEMPLO DE CIDADANIA E RECORDA ATO HISTÓRICO DO PROFESSOR PEDRO FELÍCIO.





Uma escola pautada na cidadania, voltada para os princípios pedagógicos e acima de tudo na formação do caráter humano. Não é de hoje que se destaca em nossa cidade, o Externato 5 de Julho.
Nesta segunda-feira, dia 02 de outubro, alunos do Externato mais uma vez cravara os seus nomes, juntamente, com a escola nos anais da cidadania e da própria história.Não é por acaso que uma instituição chega ao seu centenário.
Dr. José Kleber Callou Filho traduziu perfeitamente este momento com o seguinte texto que você lê na Integra:
Uma ação que se repete, para ficar marcada na nossa história..!!! 
Nos idos anos de 1937, portanto há exatos 80 anos, quando era Prefeito Municipal do Crato, o Sr. Alexandre Arraes, alunos do Extenato 5 de Julho, fundado pelo Prof. Pedro Felício Cavalcanti, plantaram mudas de “oitis” nas laterais e defronte ao largo da nossa Sé Catedral, posteriormente denominado de Praça da Sé, onde ainda hoje as árvores frondosas ornamentam uma das praças mais bonitas do Nordeste.

Esta ação ambiental e de embelezamento de nossa cidade, realizada pelos alunos e diretoria do citado educandário, se repetiu no ano de 2000, nos 500 anos de descobrimento do Brasil, quando na oportunidade 500 mudas de “Ninho Indiano” e “Pau Brasil”, foram plantasse as margens da Av Thomás Osterne de Alencar e no canteiro central da Av Chagas Bezerra.

Hoje, após 80 anos da 1a iniciativa desta “escola de Cidadania”, mantido pela Associação dos Empregados no Comércio de Crato-AECC, novamente, com intuito de envolver os alunos em temas importantes para o dia-dia e buscar arborizar e embelezar nossa cidade, além de comemorar o ano do início do Centenário desta conceituada instituição, através de seus alunos, professores e colaboradores, orientados pelo diretor e Prof. Erico Felício Calou, plantaram mais de 100 mudas de “oitis” na calçada em construção da Av. Brig. José Sampaio de Macedo, no bairro de São Miguel.
 São ações desta natureza, sem interesse político nenhum, exceto o de ensinar a cidadania a seus alunos e de participar de ações sustentáveis em favor de nossa cidade que cada dia nos orgulhamos de participar destas ações.

Parabéns ao meu irmão Erico Felício Calou, professores, servidores e colaboradores e alunos do Externato 5 de Julho, por mais esta ação em favor de nossa cidade, nos 100 anos de serviços prestados a sociedade Cratense.