POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AVANÇAM NO ESTADO.





Ao longo desta semana, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), vamos apresentar, em uma série especial sobre o tema, as iniciativas do Estado nas áreas da saúde, infraestrutura, desenvolvimento social e educação que fazem a diferença na igualdade de direitos.


“Aqui a gente aprende a trabalhar o corpo e a mente. Isso é necessário para que a gente evolua e se sinta capaz de fazer tudo o que podemos fazer. Sem o esporte, eu não teria a mesma disposição, o mesmo modo de lidar com a vida”. A reflexão é do educador físico Expedito Aguiar, de 49 anos, que há dois anos utiliza as quadras do Centro de Profissionalização Inclusiva para Pessoas com Deficiência (Cepid), equipamento ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), para praticar basquete de cadeira de rodas. Expedito é um dos 45 milhões de brasileiros – ou seja, um quarto da população - que apresentam pelo menos um tipo de deficiência. O Ceará desponta como terceiro estado com maior número de pessoas com deficiência no país, com aproximadamente 2,3 milhões de cidadãos deficientes, atrás apenas do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

A realidade reflete a necessidade de desenvolver políticas públicas específicas para inclusão, acessibilidade, diversidade, igualdade e não discriminação. Nesse sentido, o Governo do Ceará soma esforços para disponibilizar serviços e integrar ações direcionadas ao atendimento especializado, resultando em avanços sociais. A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência, vinculada ao Gabinete do Governador, é uma instância de articulação e assessoramento para o desenvolvimento de políticas públicas, que são criadas a partir do diálogo permanente com o segmento da pessoa com deficiência no Ceará.

Segundo a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, Rebecca Cortez, mais do que criar oportunidades, é  essencial conhecer as demandas da sociedade e a partir delas firmar compromissos buscando a equiparação de oportunidades.“Em uma sociedade onde há tantos abismos sociais, é primordial fomentar debates e propor ações que possam ajudar a diminuir essas desigualdades ainda existentes e assegurar a participação plena das pessoas com deficiência na vida em sociedade. Nosso papel é trabalhar essa temática de forma transversal, garantindo assim a inserção da pessoa com deficiência nas agendas de Governo, além de fomentar a cultura da acessibilidade em todos os espaços. Para isso, temos que transpor algumas barreiras, sobretudo as atitudinais, e focar na importância de abrir caminhos para assegurar políticas de igualdade”.


Passe livre

Uma das conquistas históricas recentes do Governo foi a regulamentação da Lei do Passe Livre para Pessoas com Deficiência e Hemofilia comprovadamente carentes, que beneficiará aproximadamente mais de 100 mil pessoas no Estado. Para Rebecca Cortez, “a efetivação do passe livre representa um benefício de valor imensurável, que não circunscreve a ganhos de natureza econômica, embora esse seja necessário, mas representa um importante passo na mudança dos paradigmas culturais que referenciaram historicamente as relações do Estado e da sociedade com as pessoas com deficiência, em vez de segregação ou piedade, agrega cidadania, autonomia e respeito as diferenças". E dando continuidade a esse benefício, já está tramitando na Assembleia Legislativa a Mensagem do governador Camilo Santana para estender a gratuidade a um acompanhante por pessoa com deficiência, quando houver comprovada necessidade de acompanhamento.


Trabalho

No Cepid, centenas de pessoas com deficiência recebem capacitações, representando um significativo avanço para diminuir o desnível social que ainda existe entre as pessoas com deficiência e o mercado de trabalho. O espaço inclusivo é destinado ao desenvolvimento da educação e formação profissional de pessoas com deficiência, a fim de inseri-las no mercado de trabalho. Além disso, o equipamento disponibiliza atividades de basquete, futsal, natação e tênis de mesa, contando com piscina acessível, quadra poliesportiva e academia de baixo impacto ao ar livre.



Praia Acessível

O projeto Praia Acessível surgiu a partir de uma demanda da sociedade civil e, em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, foi idealizado para contemplar todas as pessoas com deficiência (adultos e crianças), idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A iniciativa promove a acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência (incluindo crianças) e com mobilidade reduzida à praia. Promovido pelo Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Hotel Sonata, oferece espaço de lazer com esteiras de acesso ao mar e cadeiras anfíbias. O local ainda conta com estrutura com tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura para vôlei adaptado e frescobol, piscinas e banheiro acessível.


Comunicação

Incorporando papel importante na disseminação da acessibilidade  comunicacional, a Central de Interpretação de Libras do Estado viabiliza a intermediação na comunicação da comunidade surda nos órgãos públicos efetivando um direito determinado pela Lei Brasileira de Inclusão. Já a Gráfica Braille disponibiliza o serviço de transcrição e impressão de textos para braille e ainda transcrição para áudio para pessoas com deficiência visual.
 
O revisor de braille Rafael Gomes, de 27 anos, trabalha na gráfica desde abril, e conta a mudança positiva ao perceber que o mercado está abrindo as portas para a inclusão de pessoas com deficiência. “Antes, não havia lei que nos amparasse. Hoje, temos garantias que amarram a coalizão de pessoas cegas e outras deficiências. Eu trabalho aqui porque acredito no projeto, sei que eu sou a ponta de toda uma rede que beneficia milhares de pessoas. É gratificante saber que o que a gente produz aqui será utilizado, entendido e repassado. Todo ser humano tem uma limitação ou dificuldade, até aqueles que pensam que não tê, mas cabe a gente demonstrar o que temos de melhor”, ensina.


Saiba mais
O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Com a Lei, pessoas com deficiência passaram a ter garantidos seus direitos e trouxeram à tona debates importantes para a integração social. A data foi escolhida pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, uma representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.


A série especial
Amanhã, vamos mostrar como os projetos e a estrutura da Rede Estadual de Ensino modificaram a vida dos alunos com deficiência, além de acompanhar os exemplos de superação dos jovens que já iniciaram a construção de um futuro mais inclusivo.  
 
 
 

Fotos: Lia de Paula e Marcos Studart / Governo do Ceará
 
Nara Gadelha
Assessora das Coordenadorias do Gabinete do Governador